Alunos da FDSBC participam de audiências simuladas

Alunos da FDSBC participam de audiências simuladas
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. 
Durante os meses de agosto e setembro de 2015, os alunos do 4º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo participaram de audiências simuladas nas áreas cível e trabalhista. As atividades de prática jurídica foram promovidas pela Profª. Drª. Carmela Dell’Isola e pelo Prof. Ms. Gilberto Carlos Maistro Jr.
Na área de Direito Civil, as simulações tiveram como foco ações de reparação por danos materiais e morais, sob a coordenação da professora Carmela. De acordo com a professora, os alunos do 4ºAD e do 4ºBD ficaram maravilhados com a atividade que exigiu grande preparação durante os diversos encontros realizados antes da efetiva audiência simulada.
Já na área de Direito do Trabalho, o professor Gilberto utilizou o tema do filme “Filadélfia” para embasar a simulação. Na trama, ocorre um caso de grave discriminação sofrida por um advogado, antes tido como um profissional promissor e que, depois da descoberta da condição de doente de AIDS, bem como de homossexual, é simplesmente dispensado pelo empregador.
As turmas foram divididas em dois grupos: advogados do trabalhador discriminado e advogados do empregador. Foram destacados 3 alunos de cada turma para a redação das peças processuais, outros 2 alunos de cada turma para atuação como advogados, na simulação, além de 1 aluno de cada turma para representação das partes e outros 6 para atuarem como testemunhas. Os demais acompanharam todo o processo, participaram dos debates e assistiram a audiência, entregando relatório. Na simulação, atuou como convidada especial a Dra. Dulce Maria Soler Gomes Rijo, juíza do Trabalho, Titular da 2ª Vara de Santo André/SP.
A aluna Karine Barbosa Almeida, responsável por redigir a contestação, falou sobre a experiência na simulação. “A atividade teve muita importância, principalmente no âmbito do desenvolvimento profissional, para nós que estamos nos formando e não temos tanto contato com a realização de uma audiência. Poucos alunos têm a oportunidade de praticar uma tarefa como essa, que mostre de fato como é a vida ativa no Judiciário. Elaborar uma peça complexa foi muito importante, pois ampliou nosso campo de pesquisa e saímos da teoria que temos ao longo de toda a Faculdade”.
Para o estudante Paulo Henrique Monis, que atuou como advogado da reclamada na simulação, o trabalho trouxe uma perspectiva real de como é a atividade dentro de uma sala de audiência. “Houve uma aproximação com todas as etapas da atividade processual do direito do trabalho, desde elaboração da peça processual, verificação de testemunhas até a realização da audiência. Os alunos da prática trabalhista noturna, responsáveis pela defesa, confrontaram as adversidades reais de uma audiência e brilhantemente conseguiram trabalhar na situação do caso apresentado pelo professor. No mais, a experiência vivida foi a melhor possível, pelo fato da audiência ter sido presidida por uma excepcional juíza do trabalho, como a Dra. Dulce, a qual nos deixou ensinamentos valiosos”, afirmou.
Segundo o professor Gilberto, “além de propiciar aos alunos da Prática Jurídica Trabalhista o estudo de um caso complexo, o exercício exigiu a redação das mencionadas peças processuais, alcançadas pelo mesmo grau de complexidade, tudo engajado em simulação que desprendeu a preocupação dos discentes da simples elaboração de peças profissionais, remetendo-os e aproximando-os da realidade que os aguarda a partir do início de suas atividades como operadores do Direito, sabedores que a outra turma teria não apenas acesso, mas direito de manifestação sobre o teor do sustentado e, ao final, que tudo culminaria na realização da audiência, seguida da decisão do caso”.
Os professores responsáveis pelas atividades ressaltam que os alunos puderam sentir na prática qual teria sido o resultado do seu esforço ou do trabalho de cada advogado, na forma apresentada. As simulações foram realizadas na sala do Forinho, no Prédio Java da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

 

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