População de São Bernardo recebe Orientação Jurídica Gratuita

No último sábado (27 de abril), os moradores do Parque São Bernardo tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as diversas áreas do Direito por meio do serviço Direito na Palma da Mão, da (FDSBC) – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Trata-se de um programa de orientação jurídica gratuita para moradores da Região do Grande ABC, desenvolvido há mais de 15 anos e que leva os alunos às comunidades menos favorecidas.

A ação foi realizada no CACJ – Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem do Parque São Bernardo e contou com a presença do coordenador do Escritório-Escola da FDSBC, professor Roberto Bahia, da encarregada da Assistência Judiciária Maria Auxiliadora Costa Salgado, da advogada Tatiana Moreira Monteiro Reis e das estagiárias do Curso de Direito, Gabriela Araújo Soares, Giovanny Aparecida Ribeiro e Andressa Iara Sant’Anna.

No período das 10 às 14 horas foram realizados 10 atendimentos e de acordo com o professor Roberto Bahia, esse tipo de atividade tem como principal finalidade aproximar ainda mais a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo da comunidade, levando conhecimentos e esclarecendo dúvidas sobre as mais diversas áreas do Direito. “A ação também proporciona aos alunos experiência técnica e humanista”, ressalta o professor.

Para as estudantes, participar da ação é bastante enriquecedor. É uma forma de levar conhecimento às pessoas que, muitas vezes, deixam de cobrar ou exercer seus direitos por não terem acesso às informações. “Quando o cidadão tem um pouco mais de dados em suas mãos, a sociedade torna-se mais justa e igualitária”, reforça a aluna do 3º ano, Andressa Iara Sant’Anna.

Meio milhão de atendimentos

O serviço Direito na Palma da Mão, somado ao programa de assistência jurídica gratuita, já beneficiou mais de 500 mil cidadãos desde 2001. Dessa forma, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que é uma autarquia municipal, cumpre uma de suas missões que é servir a população, principalmente, os mais carentes.

Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Direito SBC tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu.

Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A instituição de ensino não possui fins lucrativos e a anuidade é cobrada dos alunos.          

Confira galeria do atendimento no Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem do Parque São Bernardo:

 

 

 

Ver mais notícias