Dra. Tatiane Lima aborda violência contra crianças e adolescentes na SemanaJur

Nesta manhã (29 de agosto), a 19ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu a magistrada Tatiane Moreira Lima, que ministrou a palestra Depoimento Especial: Uma Nova Forma de Olhar Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

Durante o evento, a palestrante que é juíza de Direito da Vara de Violência Doméstica e Familiar de São Miguel Paulista e mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentou dados sobre crimes de abuso contra crianças e adolescentes.

Segundo ela, pesquisas apontam que a cada dia 165 crianças são abusadas sexualmente; de cada 10 casos, 8 são praticados por pessoas conhecidas; 1/3 dos abusadores pertencem a própria família da vítima e a maioria dos abusos ocorre entre 6 e 10 anos de idade.

Entre  os casos de violência, 77% das crianças dão sinal que estão sofrendo algum tipo de violência e qualquer testemunha pode fazer a denúncia. “Entre os sinais estão agressividade, medo de ficar sozinha ou com alguma pessoa específica, retorno à infância, evasão escolar, distúrbios alimentares, automutilação e até suicídio”, explica a magistrada.

Ela também ressaltou que após a denúncia, é preciso muita habilidade por parte dos advogados e do juiz para obter as informações com as vítimas, por se tratar de uma situação muito traumatizante.

“A Lei 13.431/2017 trouxe um grande benefício por estabelecer um novo sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, tornando o processo mais humanizado no trato com esse público bastante vulnerável”, finalizou Tatiane Moreira Lima.

 

Ver mais notícias