Alunas da FDSBC contam sobre experiência em intercâmbio na Itália

Desde o final de setembro, as alunas da Direito São Bernardo Ingrid Bianchi e Luana Fiorella estão na Università Degli Studi di Messina, na Itália, para intercâmbio na área do Direito. A oportunidade é enriquecedora para as vidas pessoal e acadêmica, além de trazer diversos desafios, dentre eles diferenças culturais e a adaptação a uma nova rotina.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e, de acordo com Luana, buscar novos aprendizados é essencial. “Escolhi cursar matérias em inglês e italiano, em algumas aulas sou a única aluna estrangeira, isso tudo faz com que eu me esforce ainda mais para conseguir acompanhar o conteúdo”, comentou.

A vivência em uma das mais conceituadas universidades do Sul da Itália oferece, também, desenvolvimentos intelectual e profissional. “O curso apresenta aulas presenciais na língua italiana, as formas de avaliação são somente orais, o contato com uma nova forma de ensino amplia o conhecimento”, salientou Ingrid.

Desafios culturais: Brasil x Itália

Apesar da familiaridade com a cultura, Ingrid teve dificuldades de adaptação no início. “Em meu ponto de vista, o maior desafio foi me adaptar com o ritmo de vida que a população leva, é mais lento que o nosso, fazem “pausa para almoço” por três horas e muitos estabelecimentos só funcionam meio período”, declarou.

Além disso, a rotina de estudos também é muito distinta. “Eu escolhi as matérias que gostaria de cursar, tenho aula em diferentes prédios e horários, cada dia com uma turma. Algumas delas, eu curso em salas de aula que mais parecem auditórios, tudo antigo, e muito bonito”, explicou Luana.

FDSBC com qualidade internacional

A experiência em um intercâmbio na Itália também ressalta a excelência do ensino da Direito São Bernardo. “Um aspecto que tem me deixado muito contente é que em muitos momentos aprendo coisas que tive exatamente da mesma forma com meus professores da FDBSC. Isso é muito gratificante e agradeço a eles por isso”, observou Luana.

A seleção foi realizada por intermédio do Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci, professor titular e coordenador de convênios da Direito São Bernardo. Fique atento ao nosso site e mídias sociais para conferir os próximos processos seletivos para intercâmbios!

Ver mais notícias